terça-feira, 24 de novembro de 2009

OFICINA: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE


OFICINA

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO MÁRIO ESDRAS
VARGINHA-MG

TEMA: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Público alvo: Alunos do Projeto Tempo Integral e sala recurso

Professoras: Maria Ester Pereira - Tempo Integral
Maria de Fátima Eloi Reis - Sala recurso
Período: Início: Maio/2009 – continua

Objetivos:

- Entender os conceitos básicos de sustentabilidade, reciclagem e coleta seletiva, tendo em vista o futuro do planeta;
- Estabelecer relações entre textos de vários gêneros e vivência;
- Compreender a importância de reduzir o lixo, reutilizar e reciclar;
- Possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
- Conscientizar a respeito do destino do lixo doméstico;
- Estimular a confecção de brinquedos e objetos usando sucatas.
- Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Vivência

A escola está passando por reformas, construindo novas salas e com isso o pátio ficou reduzido. Começamos a perceber a quantidade de papéis, latinhas e o lixo em geral que estavam ficando espalhados no pátio.
E mais, devido à construção foi necessário cortar duas árvores. Tudo devidamente autorizado, mas como lutamos tanto para a preservação do meio ambiente surgiu a necessidade de um trabalho para que as crianças compreendessem o motivo do corte das árvores.
Visitamos o parque florestal, conseguimos 50 mudas de árvores, as quais foram doadas a pessoas da comunidade. As crianças explicavam a razão da doação e pediam que plantassem a nova árvore.
E assim foi surgindo a necessidade de aumentar o trabalho de conscientização sobre a importância da sustentabilidade para o meio ambiente.
E foi justamente neste período que chegou até nós a Cartilha da Faber – Castell, a qual veio de encontro ao nosso trabalho. Com esta cartilha conseguimos ampliar nossas atividades.



Materiais
Cartilha da sustentabilidade (Faber Castell), CD, garrafas pet, caixas de papelão, potes de plástico, cilindros do papel higiênico, folhas impressa, lista telefônica, revistas e jornais.

Desenvolvimento

- Observação pelos alunos antes e após o recreio (pátio);
- Na sala de aula, relataram oralmente a observação;
- Montagem de paralelo (antes / depois) do recreio.
- Tempestade de idéias na busca para tentar resolver o problema.


- Organização de grupos de alunos com coletes de cor forte com os dizeres: GUARDA MIRIM – PROTETOR DA NATUREZA. (anexo fotos).
Na entrada, na hora do recreio e da saída, estes alunos conversavam e orientavam as crianças que estavam jogando lixo no chão e maltratando as plantas.
Toda escola se envolveu.
Em pouco tempo, o pátio ficou limpo e organizado.

- Estudo em sala de aula de textos informativos sobre os 3 “R”. (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
- Interpretação, debates, ilustrações, confecção de uma cartilha sobre o Meio Ambiente e a preservação.
- Música - Herdeiros do futuro.
- Passeata no bairro com cartazes orientando a população.
- Abraço simbólico nas árvores da pracinha próxima à escola.
- Distribuição de mudas de árvores.

O que foi feito de arte com esses materiais:

Confecção com garrafas Pet (o brinquedo VAI E VEM ) e ( PEGA BOLINHA )
Com papelão (JOGO DA VELHA)
Flores de retalhos de papel, bolsinhas com retalhos de EVA;
Pulseiras de garrafa PET e retalhos de tecidos, carrinhos, petecas.

Todos os materiais usados nas confecções eram sucatas, retirados do lixo seletivo.
Os brinquedos são utilizados na hora do recreio.

OBSERVAÇÃO:

Esta oficina continua e deverá permanecer por muito tempo, pois há muito que se fazer. O trabalho está presente no blog da escola. E o melhor, toda a escola está envolvida!
Os alunos toda semana têm oportunidades de confeccionar novos objetos.
Eles estão mais observadores e tudo que vêem e acham interessante trazem o modelo para a sala, como exemplo: roupas de bonecas, que já confeccionamos.
As aulas são divertidas e com muita aprendizagem e mais importante, eles têm consciência da importância da sustentabilidade para o meio ambiente.
Temos convicção de que nosso trabalho fará diferença para o futuro do nosso Planeta.

Maria Ester
Maria de Fátima

4 comentários:

  1. Ester e Maria de Fátima
    São as pequenas ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. Com certeza os alunos levarão para a vida adulta valores como: respeito, reflorestamento e outros
    Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Ester e Fátima
    Parabéns pelo trabalho! Tenho a certeza que será um sucesso.E o nosso PLANETA agradece.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. DEUS criou Um Mundo lindo para nós E é Nossa Missão De Cuidar! Eu Faço Minha parte! Cristiane Aluna Da Escola Estadual Deputado Domingos DE Figueiredo e Da Sala Recurso DA Escola Estadual Irmão Mario Esdra Da Professora Fatima

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ester e Fátima!
    A conscientização é o melhor caminho.
    Maria das Graças.

    ResponderExcluir