segunda-feira, 8 de março de 2010

Aniversário da Escola



1-Identificação
1.1- NOME DA ESCOLA: Escola Estadual Irmão Mario Esdras
12- Projeto INTERDISCIPLINAR : Aniversário da Escola / Meio Ambiente
1.3- NIVEL DE ENSINO: Fundamental I
1.4- PUBLICO ALVO: 1º. Ao 5º. Ano do Ensino Fundamental
1.5- DURAÇÃO: Fevereiro e Março
1.6- HORÁRIO:
1.7- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: todos os conteúdos
1.8- Diretora: Maria da Penha Souza de Carvalho Tavares
1.9- PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Equipe escolar
1.10 ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS:
- Lenira Scatolino
- Márcia Maria Sapi Rossignoli
1.11- MUNICÍPIO: Varginha/MG
2Introdução
Escola está comemorando 45 anos. Ela foi reformada e está muito bonita. Nosso Projeto visa comemorar as duas datas: O Aniversário da Escola e a Conservação da escola-Meio ambiente.
Nas próximas décadas, a sobrevivência dependerá de nossa alfabetização ecológica, isso é da nossa habilidade para entender os princípios básicos da ecologia e viver de acordo com sua observação.
É preciso também cuidar da escola, e deverá ser também a parte mais importante em todos os Anos Escolares. Precisamos repassar aos nossos alunos os fatos importantes da vida. Exercer na prática é mudar de atitude. Assim os alunos estarão integrando valorizar a escola e cuidar da escola como seu segundo meio ambiente. Elas estarão aprendendo a cuidar da escola, das outras pessoas e de si mesmas, porque elas demonstrarão que possuem não somente o conhecimento e experiências sobre o ambiente, mas também que estarão ativamente conectadas a ele.

2Justificativa
O Projeto Aniversário da Escola/ Meio Ambiente é um valoroso elemento focalizador para os alunos, porque eles podem enxergar”a construção das novas salas e a reforma de outras como atividade de enriquecimento da aprendizagem em sala de aula. O domínio de muitas áreas do currículo pode ser focalizado através de pleno envolvimento em atividades ambientais fora de sala de aula.O principal eixo do projeto é que os alunos possam respeitar e conservar a escola como o seu segundo MEIO AMBIENTE.

3- Objetivo Geral
Levar os alunos a uma reflexão, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o Desenvolvimento global do aluno, proporcionado conceitos básicos de meio ambiente, e também de preservação e conservação da escola.

4- Objetivos Específicos
Proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem;
Proporcionar a interação das atividades de monitoria com os projetos escolares;
Difundir corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente;
Proporcionar por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar;
Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;

5- Desenvolvimento
- Valores e atitudes
- Poesia
- Textos
- Jogos
- Dicionário ecológico
- Jornalzinho escrito e falado
- Vídeo:- Quixote Reciclado
- Campanha – Meio Ambiente:Público Infantil
- Um mundo contra a Poluição
- A Poluição
- Desenho Animado Ambiental
- Ta Limpo
- Oração de uma criança
- Painéis
- Contas de água e energia elétrica

6- Eixo: Oralidade
6.1Capacidades/habilidades
· Apresentar à sala o projeto Aniversário da Escola/Meio Ambiente.
· Selecionar o vídeo:..........................
6.2Atividades:

-Estratégias de trabalho:
- Qual sua opinião a respeito do vídeo?
- Se nós não cuidarmos da natureza, o que pode acontecer?
- E com nossa escola?
- Que sugestões você sugere para manter sempre a escola
limpa?

Papel do Professor
- Dividir os alunos em equipes
- Pedir que o aluno anote sua opinião no papel.
- Orientar os alunos nos registros

7 - Eixo: Apropriação do sistema de escrita.
7.1Capacidade/habilidades

Papel do aluno
- Participar das discussões
- elaborar os roteiros de pesquisa
- Montar painéis com o resultado das opiniões dos colegas
- Organizar os registros dos alunos


7.2-Atividades:

· Estimular e ampliar o assunto. De que maneira podemos preservar e conservar nossa escola?
·
- O que você sabe sobre este assunto?
- É interessante? Por quê?
- Como podemos explorar o assunto?



8- Eixo: Leitura/ Produção Escrita
8.1Capacidades
Capacidade de desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura
Decodifica palavras e textos escritos
Lê oralmente com expressividade
Produzir textos coletivos e individuais

8.2- Atividades

Ao introduzir o vídeo escolhido, o professor pode pedir aos alunos que o represente utilizando qualquer portador de textos.
Ex; - histórias em quadrinhos
- Desenhos
- Poesia
- Power point em forma de mensagem e etc.

Nas situações acima explorar: o alinhamento e orientação da escrita.

O professor pode organizar:
- bibliotecas e banco de textos (recortes, reportagens, coletânea de textos, etc.) sobre reciclagem de lixo

E Através dos textos explorados fazer uso sempre do dicionário.

Capacidade de desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura
Decodifica palavras e textos escritos
Lê oralmente com expressividade
Produzir textos coletivos e individuais


· Histórias em seqüência ( montagem)
· Desenhando e anotando cenas
· Produzir textos coletivos e individuais
· Ler e escrever espontaneamente usando grafias pela qual compreenda a linguagem
· Leitura e escrita de palavras, frases,, textos pequenos com compreensão.

1.6.5-Eixo: Compreensão e Valorização da Cultura
Capacidade/habilidades
Desenvolver capacidades específicas para escrever
Utilizar objetos de escrita na cultura escolar
Conhecer, utilizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
Atividades:
Pesquisa dos temas propostos - uso do computador
Proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais do tema escolhido
Relação do texto com a ilustração


Nenhum comentário:

Postar um comentário