Turma: 1° Ano
Material Dourado/Mão na Massa
Por que trabalhar a oficina Mão na Massa?
A Professora Alessandra trabalhou a Oficina Mão na Massa com seus alunos de 1° Ano, utilizando o Material Dourado.
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
A Professora Alessandra trabalhou a Oficina Mão na Massa com seus alunos de 1° Ano, utilizando o Material Dourado.
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Primeiramente a professora faz uma apresentação do problema: apresenta o assunto às crianças na forma de um desafio com os materiais disponiveis:
- Material dourado (um para cada aluno)
- dado
2- Levantamento de hipóteses: as crianças fazem suposições na busca da solução: como podemos brincar com esse jogo?
3- Experimentação: o experimento é realizado. Cada criança recebe o material dourado. Um de cada vez joga o dado. De acordo com o número que sai permite à criança retirar as peças equivalentes. Assim que conseguirem atingir o número 10, ela pode trocá-lo por uma peça de dezena e assim sucessivamente. Ganha quem tirar o maior número de dezenas.
Na foto abaixo, as crianças explicam para a supervisora como foi a brincadeira e o que aprenderam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário