Informe aos alunos que, além do relógio de areia, existiram relógios e água chamados clepsidra, relogios de de Sol, entre outros.
Veja a seguir como construir um relógio de água. Para isso, providencie os seguintes materiais: 2 garrafas plásticastransparentes de 2L, pregos ou agulhas grossas, alicate, vela,caneta, relógio e tesoura.
1º -Utilizando a tesoura, corte as garrafas, aproximadamente ao meio.
2º- Fure o fundo de uma das metades de garrafa cortada, Para isso, segure o prego com o alicate e aqueça-o na chama da vela.
3º- Tape o findo da garrafa com o dedo e encha-a com água. Peça alguém que marque na lateral da garrafa o nível da água.
4º- Encaixe o recipiente que contém água no recipiente que está vazio.
5º- Observe em um relógio o tempo que toda a água leva para escoar de um recepiente para o outro.
6º- Pode-se fazer outras marcas na lateral da garrafa de acordo com intervalos de tempo entre o início e o final do escoamento daágua. Essa marca, por exemplo, pode corresponder à metade do tempo que toda a água leva para passar de um recepiente para o outro.
O ensino de grandezas e medidas é um campo vasto para o professor elaborar atividades relacionadas com o cotidiano do dicente. O trabalho com medidas de tempo proporciona a abordagem de assuntos interessantes que envolvem outras áreas do conhecimento, como Ciências Naturais, Histórias, Educação Física. Isso dá a oportunidade de se trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinares.
Por se tratar de convenções asbstratas, as unidades de medidas devem ser tabalhadas em situações práticas, com auxílio de instrumentos como relógio, calendário, balança e régua.
De acordo com o surgimento das unidades de medida de tempo como o resultado de observaçoes e necessidades de diferentes civilizações, podemos observar as informações sobre calendários de diferentes culturas.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário